A experiência de compra e venda é marcada por um conjunto de ações estratégicas que devem ser articuladas visando a plena satisfação do cliente. Se parte da estratégia falha, a imagem da empresa é comprometida.

Especialmente nos dias atuais, em que a maioria das pessoas tem acesso às redes sociais e as utilizam tanto para advogar a favor das marcas quanto para prevenir outras de fazerem um mau negócio, vale investir em formas de realizar a fidelização de clientes, surpreendendo-os desde o atendimento inicial até a entrega.

Para isso, a logística assume um papel fundamental na fidelização e existem boas práticas que podem ser aplicadas para garantir clientes ainda mais fiéis. Leia o post para saber mais!

O papel da logística na fidelização de clientes

Não poderíamos falar no papel da logística, com essa finalidade, sem destacar que a fidelização de clientes tem impacto nos seguintes aspectos:

  • fluxo de caixa: a fidelização possibilita gerar uma periodicidade de consumo por parte dos clientes, o que facilita o planejamento financeiro e um maior controle do fluxo de caixa;
  • corte nos custos: a atração de novos clientes implica em custos para a empresa, que deve apostar em apresentar a marca, produtos e/ou serviços, dentre outras ações. Um cliente fidelizado já passou por esse processo, eliminando a necessidade de gastos com essa etapa;
  • divulgação: quando os clientes se identificam e apreciam o que é oferecido pela marca, é mais provável que haja indicações espontâneas, contribuindo para atrair e fidelizar outros consumidores.

A partir dos pontos destacados acima, é fácil reconhecer a importância da fidelização. Agora vamos ver como a logística pode contribuir para a fidelização.

Valorização do tempo

Tempo é algo que está relacionado a valor. As pessoas valorizam a rapidez na entrega e têm baixa tolerância com promessas de prazos que não são cumpridos ou cancelados.

Daí a importância da logística, porque é por meio dela que são previstas todas as etapas da operação:

  • atendimento;
  • armazenamento;
  • preparação do pedido;
  • transporte;
  • monitoramento;
  • entrega.

Controle de qualidade

Ao estabelecer um planejamento logístico de qualidade, outras ações são previstas como forma estratégica de cuidar da retenção dos clientes: a cotação sem cobranças abusivas e o acompanhamento no pós-venda, para ouvir sobre a experiência de compra do cliente, visando compreender se suas necessidades foram supridas.

Nesse momento, cabe toda a atenção para captar o que possa surgir como sugestão e continuar investindo em melhorias nos procedimentos e práticas.

Tipos de serviços de logística

Anteriormente, apontamos como uma boa logística pode ajudar sua empresa na fidelização de clientes, cumprindo prazos de entrega e garantindo que suas experiências de compra sejam positivas.

Para isso, no entanto, é preciso contratar uma transportadora que ofereça serviços compatíveis com aquilo que sua empresa precisa. Cada organização pode ter necessidades diferentes, por exemplo, alguns precisam somente da entrega, outros querem armazenar. Há os que desejam que o pedido seja embalado e enviado, e outros precisam de todas as etapas. 

Nesse caso, entender qual é exatamente a sua demanda e quais os tipos de serviços oferecidos pela empresa de logística é fundamental para otimizar as contratações e garantir que as expectativas sejam supridas.

Destacaremos, a seguir, tipos de serviços de logística.

Cross Docking

Quem trabalha com vendas de produtos pela internet não necessariamente precisa ter os produtos sob seus cuidados, até porque isso requer espaço com condições de armazenamento e um custo que pode ser alto, dependendo do tipo de produto.

Uma solução logística é optar pelo sistema de distribuição cross docking, pelo qual o produto vendido é enviado para o centro de distribuição que fica responsável por entregar ao consumidor final.

Armazenagem

O sistema de armazenagem contempla não somente o armazenamento dos produtos em estruturas preparadas para cada tipo de item, afinal, produtos perecíveis não podem ter o mesmo tipo de armazenamento de outros que precisam de temperaturas mais baixas, como determinados medicamentos, por exemplo.

Também é parte do serviço de armazenagem o rastreamento do pedido, controle e conferência do estoque, separar, preparar e entregar ao destinatário.

Carga fracionada

É um meio de transportar e entregar mercadorias sem a necessidade de ocupar o espaço total do frete. Dessa forma, a contratante paga apenas pelo espaço proporcional às suas necessidades.

Carga completa

Como o próprio nome sugere, diferentemente da fracionada, a completa atende a demandas de empresas maiores que precisam ocupar um frete completo.

Cargas urgentes

São aquelas que requerem cuidados especiais para transportar conteúdos como órgãos, produtos perecíveis, dentre outros.

Paletização

É utilizada com o propósito de otimizar a organização, controle e transporte dentro e fora do estoque.

TF Logística e checklist de boas práticas para fidelização

A TF Logística atua com visão de gestão em logística, implementando práticas personalizadas, de forma a pensar estrategicamente os custos e as entregas para cada negócio, em parceria com os clientes. 

Veja, a seguir, as boas práticas adotadas pela TF Logística e utilize cada ponto para fazer um checklist antes de contratar um serviço de logística focado em fidelização de clientes.

  • práticas preventivas: ações de treinamento e desenvolvimento para toda a equipe envolvida no processo;
  • seguro: cobertura contra riscos e sinistros em toda a frota;
  • frota própria: resultando em maior controle e agilidade nas entregas;
  • gestão de risco: medidas de segurança desde o armazenamento, preparação dos pedidos, transporte e entrega;
  • preços justos: ao oferecer diferentes possibilidades de serviços;
  • acompanhamento de feedback: acompanhamento no pós-venda, visando a melhoria nas práticas, entre outras ações.

Conclusão

Neste post, buscamos demonstrar o papel da logística na fidelização de clientes e como existem possibilidades de adequar suas diferentes etapas, bem como utilizar os serviços que correspondam às necessidades do negócio, de forma personalizada, o que pode gerar uma ótima relação custo-benefício.

Conheça os serviços da TF Logística e entre em contato para solicitar um orçamento.

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