O setor de bebidas é um dos fortes contribuintes da economia do Brasil e existem milhares de negócios ligados a essa categoria, envolvendo a indústria fabricante, o sistema de transporte, os revendedores e os consumidores.

Ao se tratar da fase do transporte de bebidas, surgem algumas dúvidas a respeito de como ele é feito, quais são os cuidados necessários e como buscar uma boa transportadora para realizar essa logística.

Pensando nisso, fizemos este post para esclarecer todos esses pontos e apresentar mais informações relevantes sobre a temática, confira.

Como funciona o transporte de bebidas?

A maior parte do transporte de bebidas é feita por caminhões, que saem da fábrica para o centro de distribuição, até chegarem aos comércios ou a outros eventos que demandem produtos em grandes quantidades.

Todos esses procedimentos não só movimentam a economia regional e nacional, mas também geram vários empregos para a população.

Contudo, independentemente do destino da carga, são necessários tomar alguns cuidados a fim de garantir que não ocorra imprevistos como:

  • perda da carga: é um grande problema ocasionado pelo pressionamento e balanço da carga, gerando furos ou quebras na embalagem, deixando o líquido se perder;
  • riscos de acidentes: quando os produtos estão mal armazenados no interior dos veículos, há o risco de a carga se soltar e até cair pelo trajeto, podendo causar acidentes;
  • prejuízos: qualquer contratempo que impossibilite que as bebidas sejam vendidas e consumidas, extingue o faturamento que a empresa ou que os comerciantes teriam, causando, assim, um enorme prejuízo.

Quais são os cuidados necessários para transportar bebidas?

Embalagem

Um dos primeiros passos a serem tomados antes de transportar qualquer tipo de bebida é verificar se as suas embalagens estão bem feitas e vedadas para que não haja nenhum tipo de vazamento.

Após essa verificação, a mercadoria deve ser colocada em paletes ou caixas especiais para serem empilhadas e, posteriormente, transportadas.

As embalagens mais utilizadas para proteger as bebidas são:

  • vidro: reconhecido como o material mais frágil e que deve ter uma atenção redobrada no seu armazenamento, feito por caixas especiais que separam cada embalagem, proteção de isopor, papelão, dentre outros;
  • plástico: é uma embalagem prática e que demanda cuidados básicos como a não exposição à umidade, ao sol e à poeira;
  • alumínio: as latas de alumínio bloqueiam a luminosidade e têm um grande prazo de validade, mas são sensíveis e demandam excelentes condições de armazenagem.

Vale ressaltar também que é preciso respeitar o peso máximo que as embalagens podem aguentar durante todo o transporte, garantindo a segurança da carga e do motorista.

Conservação

Realizar a logística de produtos líquidos requer uma atenção especial, tanto das empresas, quanto das transportadoras. Os veículos devem estar em boas condições de funcionamento, sem sujeiras ou peças soltas na área em que as bebidas ficam.

A mercadoria também precisa estar em boas condições de conservação, a fim de os produtos se manterem preservados de possíveis danos. 

Por serem frágeis e singulares, as bebidas requerem cuidados especiais, pois, em casos de ocorrer muitas vibrações durante o trajeto, por exemplo, latinhas podem estourar. Já os vinhos só podem ser dispostos verticalmente, enquanto outras bebidas em garrafas de vidro só podem ser transportadas de cabeça para baixo, dentre outros aspectos.

Tipo de veículo

É ideal utilizar os veículos que melhor se adequam nas condições que serão requeridas para o transporte. Um exemplo claro disso está no tamanho do caminhão, na sua carroceria, no seu peso suportado, no seu sistema de refrigeração (caso seja necessário) e outros aspectos.

No caso da carroceria, o modelo ideal para transportar as bebidas, pelo menos da fábrica para o depósito, é o tipo Sider, conhecido também por baú lonado. Ele conta com uma abertura lateral, facilitando a carga e descarga da mercadoria, mesmo sem o uso da empilhadeira.

Outro fator que facilita essas tarefas de manuseio da mercadoria é o piso rebaixado, que também pode ser utilizado nessa logística.

Organização da mercadoria

A disposição das bebidas no interior da carroceria de um caminhão impacta diretamente na segurança do transporte e dos produtos.

Um dos fatos que se relaciona a isso é o centro gravitacional do caminhão. Caso as mercadorias estejam localizadas em apenas um ponto, ultrapassando o limite do peso dessa região, o veículo pode ter a sua direção afetada, resultando até mesmo em graves acidentes.

Nesse sentido, elas devem estar bem organizadas, de acordo com o seu tipo, prazo de validade ou por outro parâmetro previamente estabelecido. O importante é que as bebidas fiquem bem presas e bem alocadas para a sua locomoção.

Rota do transporte 

O trajeto a ser percorrido deve ser minuciosamente planejado e bem definido para que todos os procedimentos possam ocorrer de maneira eficaz e segura.

Evitar trajetos com o asfalto de baixa qualidade, com muitos buracos, com constantes engarrafamentos e com altos índices de roubos e assaltos é uma alternativa fundamental a ser levada em consideração.

Além do mais, outro fator de grande relevância durante o transporte é a direção do motorista. Logo,  o caminhão ou qualquer outro veículo jamais deve se locomover em velocidades não permitidas na via.

O modo de dirigir deve buscar ao máximo não só preservar a integridade da mercadoria, mas também de todos os outros indivíduos e veículos que estão trafegando na mesma estrada, reduzindo as chances de ocorrer acidentes.

Transportadora

Não se pode contratar um serviço de transporte sem ter a total confiança de que a empresa responsável por isso seja especializada, comprometida e de qualidade.

A TF Logística é uma empresa séria, transparente e tradicional no ramo de transportes de bebidas e de várias cargas.

Temos diferenciais como a agilidade dos procedimentos, um preço justo sem qualquer cobrança abusiva e um ótimo pós-venda com a intenção de firmar parcerias duradouras, buscando ao máximo a satisfação dos nossos clientes.

Desde a cotação, o contrato de envio e os comprovantes de expedição, a equipe da TF Logística tem uma abordagem dinâmica e objetiva para que a carga seja entregue.

Conclusão

Você viu que é indispensável tomar alguns cuidados para garantir que tudo ocorra como o planejado no transporte de bebidas.

Portanto, é fundamental contar com uma boa transportadora, como a TF Logística, visto que esse apoio traz grandes retornos como a segurança, qualidade e praticidade da logística. Entre em contato conosco e faça uma cotação online.

× Olá! Posso ajudar?