O cross docking é um sistema de distribuição de mercadorias e matérias-primas, no qual a carga é entregue diretamente ao comprador sem passar por um período longo de armazenamento. 

Em tradução livre para o português, tal denominação significa “cruzando as docas”, termo que surgiu para expressar as operações nas quais as cargas descarregadas nos armazéns pelos navios eram transportadas a partir de esteiras automatizadas até caminhões prontos para efetuar a entrega.

Quais são os tipos de cross docking?

Há três diferentes tipos de cross docking. Conheça mais sobre cada um deles a seguir.

Cross docking pré-distribuído

Esse tipo de cross docking consiste basicamente em organizar as cargas de acordo com a demanda final, de modo que a atividade se limita a receber a carga e despachá-la. 

Cross docking consolidado

No cross docking consolidado, a carga é adaptada às exigências do cliente, sendo encaminhada para uma área de armazenamento, onde será verificada antes de ser entregue.

Cross docking híbrido

Essa modalidade de cross docking é mais flexível e, consequentemente, mais complexa. Nela, uma fração da carga provém dos caminhões e a outra já se encontra armazenada no local de expedição. Nesse sentido, a carga é acondicionada por um curto espaço de tempo antes de ser entregue.

Quais as vantagens do cross docking?

Há diversas vantagens em implementar esse sistema de distribuição. Veja as principais.

Economia

As atividades de manutenção em um armazém demanda uma série de gastos. Como as cargas distribuídas a partir do sistema cross docking não ficam mais de 24 horas retidas no local, há uma redução de custos, tendo em vista que não é necessário comprar ou locar mais espaço para acomodar as cargas.

Realizar frequentemente a higienização desses locais, investir em transpaleteiras para organização das cargas, funcionários para operarem as máquinas, dentre outras despesas relacionadas, são outros gastos que poderão ser reduzidos ao adotar essa modalidade de distribuição.

Com essa redução de gastos, a transportadora que utiliza esse tipo de atividade acaba conseguindo reduzir, também, os custos para seus clientes.

Agilidade

Como a proposta do sistema cross docking é entregar imediatamente a carga para o cliente final, sem a necessidade de armazená-lo por mais de um dia, o transporte ocorre com maior agilidade, o que deixa o consumidor mais satisfeito com o serviço de entrega, podendo fidelizá-lo.

Itens dentro do prazo de validade

As matérias-primas e produtos devem ser frequentemente fiscalizados quando estão estocados, uma vez que se deve mantê-los dentro do prazo de validade e garantir todas as condições necessárias para que as cargas não sejam danificadas por umidade, luz, calor, dentre outros fatores.

Ao contar com o sistema cross docking, esse problema é resolvido, visto que as cargas são rapidamente entregues para os clientes finais.

Menor risco de roubo

Quando há muitas cargas armazenadas em um local, há grandes chances de elas serem roubadas, ocasionando custos para as empresas. Quando se opta pelo sistema cross docking, o risco diminui, já que as cargas não ficam retidas muito tempo no centro de distribuição.

Como implementar o cross docking?

A seguir, veja como implementar o sistema cross docking na sua empresa.

Invista em um sistema de gestão integrada

Para implementar o cross docking na sua empresa, é preciso dispor de um sistema de gestão integrada que reúna todas as informações sobre o processo de transporte e que as compartilhe entre todos os envolvidos, garantindo, assim, a agilidade da operação.

Capacite a equipe

Além de dispor de um bom sistema de gestão integrada, é necessário capacitar os colaboradores, a fim de garantir que todos saibam manusear o sistema de forma adequada, o que também é fundamental para garantir a agilidade do processo.

Vale destacar, ainda, que é preciso capacitar os funcionários para operarem no centro de distribuição com o sistema cross docking, tendo em vista que a rotina de trabalho deles será modificada.

Negocie com os fornecedores

Outro aspecto de suma importância para que o sistema de distribuição cross docking dê certo é manter o diálogo com fornecedores de confiança e que cumpram com o que foi previamente estipulado.

É preciso negociar a reserva de um estoque de itens e o período de reposição, a fim de que você sempre tenha em mãos o produto que seu cliente solicitou.

Disponibilize um bom canal de atendimento ao cliente

Por mais que toda a estratégia de distribuição de cargas seja muito bem planejada e executada, eventualidades podem surgir e você deve prever essas circunstâncias, a fim de saber como proceder diante delas de forma ágil e pontual.

Uma das principais ações a serem tomadas diante de um imprevisto é dispor de um canal de atendimento ao cliente, no qual você poderá se comunicar com ele.

Além disso, o próprio cliente pode ter dúvidas sobre o processo de transporte e desejar entrar em contato com a sua empresa e, nesse caso, é muito importante que ele tenha facilidade em fazer isso.

Disponha da infraestrutura adequada

Para garantir a agilidade do processo, é interessante que as instalações do centro de distribuição facilitem o processo de recepção, verificação e expedição das cargas.

Por exemplo, para que a verificação seja feita rapidamente, invista em um leitor de código de barras que realize essa operação automaticamente e compartilhe a informação com o sistema de gestão adotado.

Conheça a TF Logística

A TF Logística é uma empresa que atua no segmento de transporte de cargas há mais de 30 anos. O cross docking é um dos serviços prestados pela empresa, além do transporte de cargas em geral, cargas urgentes e cargas fracionadas, bem como o serviço de armazenamento e paletização.

A transportadora preza pela transparência com os seus clientes, de modo que não realiza cobranças além do valor acordado na cotação. Sendo assim, todos os custos do transporte são acertados no valor inicial do frete.

Como a intenção da TF Logística é construir parcerias de longo prazo, investe-se muito no pós-vendas, visando conhecer a experiência do cliente com o serviço de entrega e compreender suas necessidades, a fim de buscar o contínuo aperfeiçoamento das atividades.

Portanto, se você busca por cross docking ou outros serviços logísticos, entre em contato com a TF Logística e peça uma cotação on-line!

× Olá! Posso ajudar?