Quase todo início de ano, as mesmas dores de cabeça com os diversos gastos que temos que fazer. No pessoal, são os impostos, extras com festas e presentes de final de ano em família e uma viagem para descansar e renovar as energias para o ano seguinte. 

Para quem é empresário, décimo terceiro, prêmios, festas de confraternização, férias de funcionários, impostos, custos com compras e nem sempre dá para guardar um extra ao longo do ano. 

Mesmo que em novembro e dezembro haja um aumento nas vendas por causa de campanhas, como black friday e natal, sabemos que nossa empresa tem potencial para crescer mais e de fato ser reconhecida. 

Há quem diga que o ano só começa depois do carnaval, mas podemos evitar déficits de vendas nesse período pós-festas e, mais que isso, esse pode ser o momento certo para apostar nas vendas e faturar no início de ano.A solução pode estar nas vendas digitais.

Pensando no seu interesse em melhorar suas vendas, fizemos uma lista com as 8 melhores dicas para seu e-commerce faturar no início de ano.

1. Faça liquidações de produtos com baixa rotatividade 

Independentemente do seu segmento, faça um levantamento do estoque e veja quais produtos foram menos vendidos no ano anterior. A partir desses dados, monte uma campanha de liquidação dessas mercadorias com descontos específicos para compras durante os meses de janeiro e fevereiro.

Isso impulsiona as vendas para faturar no início de ano e ainda abre espaço no estoque para produtos que tenham alta rotatividade. 

2. Pense na estrutura completa do seu e-commerce

Não adianta nada vender seus produtos se eles não chegarem ao consumidor. É preciso um amadurecimento logístico e contratar uma empresa séria e sólida no mercado que organize desde a embalagem até a entrega responsável, segura e dentro do prazo. 

Por isso, nós da TF logística, trazemos soluções para você e sua marca. Somos uma empresa comprometida com o cliente e oferecemos uma proposta transparente que vai superar suas expectativas quando se trata do cuidado e responsabilidade com a entrega de seus produtos.

As vantagens vão desde a diminuição dos gastos operacionais à menor preocupação com a chegada dos produtos em segurança, agregando a satisfação da entrega responsável e ágil ao cliente.  

3. Invista em propaganda para faturar no início do ano

É a propaganda que vende! Por isso, encante o cliente com boas campanhas de marketing em suas redes sociais, assim ele conhece mais e melhor a sua empresa, elevando as vendas. 

Uma boa estratégia para faturar no início de ano é ligar a sua marca ao verão, férias, bem-estar, vida saudável, praia, viagens, descanso e a outros elementos típicos dessa época, sempre mostrando seu diferencial e despertando no consumidor o interesse em comprar. 

Por exemplo, sapatos confortáveis e frescos para o calor, uso de materiais de construção para casas de praia ou construções com mais iluminação usando telhas transparentes para entrada da luminosidade. 

Não importa qual é o seu negócio, sempre é possível fazer alguma ligação com essa época do ano. 

4. Faça conteúdo relevante 

Para vender na internet, o Marketing de Conteúdo é uma excelente técnica para gerar valor e criar relacionamento com possíveis clientes. O objetivo é gerar tráfego orgânico e qualificado para suas redes sociais. 

Escreva sobre assuntos que agreguem valor positivo à marca, mesmo que não pareçam diretamente ligados.

5. Ofereça produtos complementares

Conhecer a variedade de seus produtos e as necessidades dos clientes pode gerar oportunidades para indicar outras mercadorias da empresa como complementares, aumentando ainda mais as vendas. 

Se sua empresa vende insumos para a construção civil, por exemplo, quando o cliente compra tijolos, provavelmente vai utilizar areia e cimento. Assim, você aumenta o ticket médio e garante uma experiência completa, fidelizando o cliente.  

6. Cuide do seu cliente

Seu produto pode ser muito bom e ter uma excelente divulgação, mas se o cliente sente que é apenas um consumidor sem importância, pode deixar de comprar com você. Esteja atento à “língua” do seu cliente e às suas necessidades para gerar mais soluções ao que ele busca.  

Para isso, crie canais de conversa no Whatsapp, e-mail, Facebook – ou outra rede social que sua empresa usa – e ofereça soluções para suas necessidades. A venda é consequência de um bom relacionamento com o cliente. 

7. Diversifique suas formas de pagamento

O mercado oferece uma grande diversidade de formas de pagamento, logo, esteja atento às novidades que surgem, como os pagamentos digitais. 

Uma boa solução é usar ao seu favor o fato de termos altos gastos no começo do ano à facilidade de pagar em mais parcelas durante os primeiros meses. 

8. Tenha um bom pós-vendas

Após o aumento do faturamento das vendas logo no início do ano, não deixe a qualidade cair. Esse é um período de boas experimentações. Portanto, o que deu certo, mantenha, mas o que não deu, tente melhorar. 

Para isso, verifique sempre a satisfação dos clientes por meio de uma pesquisa com o objetivo de receber feedbacks de seu público-alvo sobre o produto ou serviço oferecido. É uma ferramenta simples, mas muito poderosa se bem utilizada. Ela identifica possíveis falhas em meio aos processos e apresenta oportunidades de melhorias, por isso são tão úteis na gestão da sua empresa.

Outra estratégia de pós-vendas é fazer parcerias e dar exclusividade e alguns benefícios extras ao cliente fidelizado, principalmente se as compras forem feitas no começo do ano. Assim, você envolve o cliente, fazendo com que ele se sinta importante.

O e-commerce é muito dinâmico e deve ser reavaliado sempre, além de estar em constante transformação, e seu consumidor é a melhor ferramenta de informações que você pode ter. 

Existem diversas outras opções interessantes para seu e-commerce faturar no início de ano e cada uma deve ser analisada de acordo com o seu nicho de vendas. 

O importante é transmitir segurança, confiabilidade, soluções e um produto de qualidade. 

Esperamos ter contribuído com essas dicas para que você tenha outros insights. Procure sempre a melhor decisão para seu negócio e conte com a TF Logística para entregar seus produtos onde você precisar! Entre em contato conosco e faça uma cotação online.

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