As festas de final de ano são uma chance para o crescimento da empresa, visto que nesse período há mais consumidores e, consequentemente, mais produtos vendidos. Nesse sentido, é evidente que as entregas de Natal devem ser feitas no prazo para garantir a satisfação da clientela.

Com certeza você quer entregar os produtos sem atrasos, não é mesmo? Então continue a leitura e confira 10 dicas para aperfeiçoar a logística durante o final de ano.

10 dicas para garantir as entregas de Natal

No final de ano, a demanda por variados produtos é muito alta. Seja para consumo próprio ou para presentear alguém, uma pessoa busca ser atendida de forma ágil antes das festividades de Natal para aproveitar esse momento com mais satisfação.

Nesse sentido, é muito importante ter cuidado com a entrega dos pedidos, já que a maior parte deles são presentes e, por isso, não podem chegar fora da data. 

Garantir que a mercadoria chegue ao consumidor no tempo certo e intacta é uma maneira de encantar o cliente e da sua empresa receber um feedback positivo, o que é conveniente para se destacar num mercado cada vez mais competitivo.

Em vista disso, é essencial se preparar para atender a demanda, planejando e aprimorando a logística. Quer saber como você pode fazer isso? Confira nossas dicas.

1. Planejamento e projeção de vendas

Sem planejamento nenhuma empresa obtém sucesso. Essa é uma etapa essencial para otimizar tempo e recursos, aumentar a produtividade, diminuir custos e estabelecer objetivos para o crescimento empresarial.

Uma forma de usufruir do planejamento é a projeção de vendas, que tem o intuito de prever a receita gerada. Com isso, você pode estabelecer metas para vender X produtos em determinado período e, assim, evitar prejuízos advindos da falta ou do excesso de mercadorias no estoque.

2. Controle de estoque

Para assegurar que as entregas de Natal cheguem com antecedência para os clientes, é fundamental controlar o estoque. Por isso, monitore tudo que entra e sai.

Imagine só um produto sendo anunciado se você nem percebeu que ele está em falta justamente pela falta de controle e planejamento. Seria ruim ter que aumentar o prazo de entrega ou cancelar o pedido por causa de um problema como esse, o que poderia acarretar o descontentamento da pessoa com a sua empresa.

O excesso também é uma problemática que deve ser combatida. Mercadorias paradas não geram lucros. Assim, você pode fazer uma queima de estoque e baixar o preço das mercadorias que não têm rotatividade para vendê-las mais rápido, o que é uma ótima estratégia para alavancar o comércio no final de ano.

3. Acondicionamento e manuseio 

As mercadorias devem ser guardadas corretamente para evitar quebras e outros danos, o que ocasiona atraso na entrega, cancelamento do pedido e prejuízos financeiros. 

Isso inclui o manuseio do produto e a sua embalagem, que deve ser segura para impedir a danificação do item.

4. Processos internos otimizados

Todos os setores empresariais devem atuar com o foco em proporcionar uma boa experiência à clientela. Sendo assim, é preciso resolver os processos internos, como falhas nos registros, improdutividade dos colaboradores e pouca oferta para atender a demanda.

Portanto, é necessária uma comunicação eficiente entre líderes e colaboradores, além de todos estarem comprometidos com as entregas de Natal.

5. Fornecedores

Você precisa entrar em contato com os fornecedores com antecedência, já que receber matéria-prima em cima da hora, por exemplo, também atrasa as entregas de Natal ou diminui as vendas para esse período, pois a maioria dos clientes deseja os produtos antes das festividades.

6. Equipe treinada

Uma equipe capacitada, principalmente para as vendas do final de ano, diminui as chances de problemas logísticos. Desse modo, o grupo corporativo deve adquirir o conhecimento essencial para atrair a clientela e vender os produtos.

Além disso, as metas devem estar claras para os colaboradores, os quais precisam ser motivados e engajados para que a empresa tenha sucesso nas entregas de Natal.

Se você é Microempreendedor Individual (MEI), essa dica também vale para você. Busque sempre se aperfeiçoar.

7. Prazos realistas 

Não adianta você querer surpreender o cliente com um prazo curto se você não conseguir cumpri-lo. Seja transparente e analise qual é o tempo gasto para a mercadoria chegar até o consumidor, o que envolve a contratação de uma boa transportadora. 

O prazo total que o cliente será informado deve levar em conta o período de expedição, que é o tempo levado para preparar o produto e entregá-lo para a transportadora, além do tempo que a transportadora tem para efetuar a entrega.

Lembre-se que o cliente espera ter a sua mercadoria antes do Natal, por isso planeje cada etapa com antecedência, desde a organização, até o transporte.

8. Frete

Um consumidor deseja aproveitar as oportunidades no final do ano e nada melhor do que oferecer a ele um frete grátis. 

Claro que nem sempre isso é possível devido a vários fatores, como distância geográfica, mas vale a pena pensar nessa possibilidade ou em outras, como desconto no frete por um valor mínimo de compras.

9. Transportadora confiável e rastreamento de carga

Procure uma empresa reconhecida no mercado para que você tenha confiança de que a mercadoria vai chegar ao destino.

Priorize uma transportadora que oferece um serviço de qualidade, com sistema de rastreamento, como a TF Logística. É muito importante investir no rastreamento de carga para que as entregas de Natal sejam feitas com agilidade e segurança.

O rastreamento permite que a sua empresa e o consumidor monitorem o processo de entrega. Desse modo, em caso de imprevistos logísticos, você pode informar o cliente sobre um provável atraso e evitar maiores danos.

10. Mensuração dos resultados

Por fim, medir os resultados obtidos com as entregas de Natal é indispensável para planejar o próximo ano, prevenir falhas, diminuir riscos e melhorar a logística.

Conclusão

A organização é a palavra-chave para você potencializar as entregas de Natal. Tenha a consciência que um bom atendimento aliado a produtos de qualidade fideliza clientes, fazendo-os adquirir novos produtos da sua empresa.

Logo, invista na logística para entregas de Natal com antecedência e busque oferecer o melhor serviço aos consumidores.

Quer entender melhor como funcionam os serviços da TF Logística? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

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