O fim do ano é um período propício para as vendas, visto que as pessoas buscam presentes, acessórios, enfeites e muitos outros produtos para ter conforto durante as festividades de Natal e Ano Novo.
Em vista disso, para atender da melhor forma as vendas de fim de ano, é preciso planejar e seguir estratégias que vão satisfazer a demanda e aumentar o faturamento do seu negócio. Quer conhecer as melhores táticas? Continue a leitura.
Dicas para melhorar o processo de vendas de fim de ano
Ter uma demanda alta pode ser desafiador, mas é uma ótima chance de aumentar a lucratividade do seu empreendimento. Isso exige um cuidado maior com a preparação e com a venda dos produtos.
Para ajudar você nesse momento, listamos estratégias que valem para qualquer empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte além, é claro, do e-commerce.
Projeção de vendas
A projeção de vendas é uma previsão acerca das vendas que serão feitas. A partir dela, é mais fácil planejar qualquer área do negócio e traçar metas.
Ao calcular aproximadamente a receita que será gerada durante o fim de ano, as decisões são tomadas de forma mais correta, minimizando riscos e equilibrando as despesas com o orçamento.
Diante disso, o primeiro passo para ter sucesso nas vendas é planejar.
Gerenciamento de estoque
A gestão de estoque é um dos principais aspectos que todo empreendimento deve ter atenção, visto que o estoque concentra a maior parte do investimento do negócio. Assim, é possível evitar prejuízos e aumentar os lucros.
Portanto, faça um inventário para ter total controle sobre o estoque, contabilizando todos os produtos e as matérias-primas que entram e que saem e, preferencialmente, cadastrando-os em um sistema.
Isso também evita o acúmulo de mercadorias com pouco giro, ou seja, que não são vendidas, bem como a falta delas no estoque, além de evitar atrasos na entrega.
Ademais, você precisa entrar em contato com os fornecedores com antecedência para garantir o seu estoque para as vendas de fim de ano.
Estruturação do atendimento
Tenha foco em proporcionar uma boa experiência ao cliente. A primeira etapa é entender quem é o seu público, do que ele precisa e como a sua empresa pode ajudá-lo.
Desse modo, estruture como o atendimento será feito e facilite esse processo com embalagens rápidas, diversas formas de pagamentos e de vendas. Por exemplo: se você tem uma loja física, você pode aproveitar a oportunidade para vender pela internet, utilizando o WhatsApp, um aplicativo ou outra ferramenta.
Em todo caso, os funcionários devem estar preparados.
Treinamento de funcionários
Ter uma equipe capacitada é fundamental para que as vendas de fim de ano sejam feitas com eficiência.
Portanto, invista em um treinamento para que os colaboradores sejam motivados e produtivos, melhorem a comunicação com os clientes e aumentem a visibilidade da sua empresa frente à concorrência.
O treinamento pode abordar pautas como persuasão aplicada às vendas e informações relevantes sobre os produtos que serão vendidos. Lembre-se que os funcionários devem ter o conhecimento necessário para tirar as dúvidas dos potenciais clientes e guiá-los para a efetivação das compras.
Cuidados com a entrega
Esta dica vale para vendas online, uma vez que os produtos precisam ser transportados do vendedor até o cliente.
Quando um cliente compra um produto, ele espera que a sua mercadoria chegue íntegra no tempo estimado. Nesse sentido, não prometa um prazo que você não pode cumprir, porque isso afeta a experiência do cliente e diminui a credibilidade da sua empresa.
Também tenha muito cuidado na hora de embalar o pedido para não cometer erros, como a falta de um item. Algumas cargas necessitam de uma embalagem reforçada, então não negligencie essa etapa.
Contrate uma transportadora de confiança e com experiência nessa área e disponibilize um código de rastreio para o cliente, para que ele acompanhe de perto o seu pedido.
Queima de estoque
Sabe aqueles produtos que não foram vendidos e estão parados no estoque? É hora de movimentá-los. Para isso, faça uma “queima de estoque”, que nada mais é do que abaixar o preço dos produtos.
Os descontos podem ser feitos de várias formas, como:
- pague X e leve Y;
- cashback;
- descontos cumulativos;
- produtos no atacado;
- brindes a cada X reais de compras;
- frete grátis;
- dentre outros.
Isso irá atrair um grande público que deseja economizar no final do ano. Logo, não se esqueça de divulgar a promoção em vários ambientes físicos e virtuais.
O lucro pode não ser muito grande, mas é melhor do que ter uma mercadoria parada, a qual também ocupa espaço no estoque.
Divulgação na internet
A internet concentra cada vez mais um alto volume de usuários, os quais podem ser consumidores da sua empresa. O principal objetivo de divulgar produtos e serviços na internet é atrair as pessoas e convertê-las em clientes.
Sendo assim, utilize redes sociais, blogs e outros mecanismos digitais para promover a interação do público com a sua marca ou empresa.
Produza conteúdos agradáveis e que irão despertar o desejo do usuário de adquirir o seu produto, por exemplo: se você vende enfeites de Natal, ao invés de simplesmente colocar os itens nas redes sociais como se fossem uma vitrine, busque mostrar os detalhes que tornam o seu produto diferenciado, apresente sugestões de uso e faça vídeos e fotos criativas.
Monitoramento dos resultados
As vendas de fim de ano devem ser monitoradas desde a preparação, com a estocagem dos produtos. Para isso, você pode utilizar ferramentas digitais para fazer relatórios de vendas em forma de planilhas, gráficos e no formato que você preferir para organizar as informações e verificar os resultados obtidos.
Com isso, será possível encontrar erros, buscar formas de alcançar maiores resultados e evitar possíveis falhas para as próximas vendas.
Uma métrica importante é o Retorno sobre Investimento (ROI). Para calculá-la, você deve você precisará fazer a seguinte operação: (Receita – Custo) / Custo.
Conclusão
Neste artigo, você viu que planejar as vendas de fim de ano com antecedência é de suma importância para o êxito do seu empreendimento. Aproveite as dicas e gerencie o seu negócio para que você alcance ótimos resultados e adquira mais clientes satisfeitos.
O que achou do post? Confira também as melhores estratégias de logística para e-commerce.
Comentários