O fim do ano é um período propício para as vendas, visto que as pessoas buscam presentes, acessórios, enfeites e muitos outros produtos para ter conforto durante as festividades de Natal e Ano Novo.

Em vista disso, para atender da melhor forma as vendas de fim de ano, é preciso planejar e seguir estratégias que vão satisfazer a demanda e aumentar o faturamento do seu negócio. Quer conhecer as melhores táticas? Continue a leitura.

Dicas para melhorar o processo de vendas de fim de ano

Ter uma demanda alta pode ser desafiador, mas é uma ótima chance de aumentar a lucratividade do seu empreendimento. Isso exige um cuidado maior com a preparação e com a venda dos produtos.

Para ajudar você nesse momento, listamos estratégias que valem para qualquer empresa, seja ela de grande, médio ou pequeno porte além, é claro, do e-commerce. 

Projeção de vendas

A projeção de vendas é uma previsão acerca das vendas que serão feitas. A partir dela, é mais fácil planejar qualquer área do negócio e traçar metas.

Ao calcular aproximadamente a receita que será gerada durante o fim de ano, as decisões são tomadas de forma mais correta, minimizando riscos e equilibrando as despesas com o orçamento.

Diante disso, o primeiro passo para ter sucesso nas vendas é planejar.

Gerenciamento de estoque

A gestão de estoque é um dos principais aspectos que todo empreendimento deve ter atenção, visto que o estoque concentra a maior parte do investimento do negócio. Assim, é possível evitar prejuízos e aumentar os lucros.

Portanto, faça um inventário para ter total controle sobre o estoque, contabilizando todos os produtos e as matérias-primas que entram e que saem e, preferencialmente, cadastrando-os em um sistema.

Isso também evita o acúmulo de mercadorias com pouco giro, ou seja, que não são vendidas, bem como a falta delas no estoque, além de evitar atrasos na entrega.

Ademais, você precisa entrar em contato com os fornecedores com antecedência para garantir o seu estoque para as vendas de fim de ano.

Estruturação do atendimento

Tenha foco em proporcionar uma boa experiência ao cliente. A primeira etapa é entender quem é o seu público, do que ele precisa e como a sua empresa pode ajudá-lo.

Desse modo, estruture como o atendimento será feito e facilite esse processo com embalagens rápidas, diversas formas de pagamentos e de vendas. Por exemplo: se você tem uma loja física, você pode aproveitar a oportunidade para vender pela internet, utilizando o WhatsApp, um aplicativo ou outra ferramenta. 

Em todo caso, os funcionários devem estar preparados.

Treinamento de funcionários

Ter uma equipe capacitada é fundamental para que as vendas de fim de ano sejam feitas com eficiência. 

Portanto, invista em um treinamento para que os colaboradores sejam motivados e produtivos, melhorem a comunicação com os clientes e aumentem a visibilidade da sua empresa frente à concorrência.

O treinamento pode abordar pautas como persuasão aplicada às vendas e informações relevantes sobre os produtos que serão vendidos. Lembre-se que os funcionários devem ter o conhecimento necessário para tirar as dúvidas dos potenciais clientes e guiá-los para a efetivação das compras.

Cuidados com a entrega

Esta dica vale para vendas online, uma vez que os produtos precisam ser transportados do vendedor até o cliente.

Quando um cliente compra um produto, ele espera que a sua mercadoria chegue íntegra no tempo estimado. Nesse sentido, não prometa um prazo que você não pode cumprir, porque isso afeta a experiência do cliente e diminui a credibilidade da sua empresa.

Também tenha muito cuidado na hora de embalar o pedido para não cometer erros, como a falta de um item. Algumas cargas necessitam de uma embalagem reforçada, então não negligencie essa etapa.

Contrate uma transportadora de confiança e com experiência nessa área e disponibilize um código de rastreio para o cliente, para que ele acompanhe de perto o seu pedido. 

Queima de estoque 

Sabe aqueles produtos que não foram vendidos e estão parados no estoque? É hora de movimentá-los. Para isso, faça uma “queima de estoque”, que nada mais é do que abaixar o preço dos produtos. 

Os descontos podem ser feitos de várias formas, como:

  • pague X e leve Y;
  • cashback; 
  • descontos cumulativos;
  • produtos no atacado;
  • brindes a cada X reais de compras;
  • frete grátis;
  • dentre outros.

Isso irá atrair um grande público que deseja economizar no final do ano. Logo, não se esqueça de divulgar a promoção em vários ambientes físicos e virtuais.

O lucro pode não ser muito grande, mas é melhor do que ter uma mercadoria parada, a qual também ocupa espaço no estoque. 

Divulgação na internet

A internet concentra cada vez mais um alto volume de usuários, os quais podem ser consumidores da sua empresa. O principal objetivo de divulgar produtos e serviços na internet é atrair as pessoas e convertê-las em clientes.

Sendo assim, utilize redes sociais, blogs e outros mecanismos digitais para promover a interação do público com a sua marca ou empresa. 

Produza conteúdos agradáveis e que irão despertar o desejo do usuário de adquirir o seu produto, por exemplo: se você vende enfeites de Natal, ao invés de simplesmente colocar os itens nas redes sociais como se fossem uma vitrine, busque mostrar os detalhes que tornam o seu produto diferenciado, apresente sugestões de uso e faça vídeos e fotos criativas.

Monitoramento dos resultados

As vendas de fim de ano devem ser monitoradas desde a preparação, com a estocagem dos produtos. Para isso, você pode utilizar ferramentas digitais para fazer relatórios de vendas em forma de planilhas, gráficos e no formato que você preferir para organizar as informações e verificar os resultados obtidos.

Com isso, será possível encontrar erros, buscar formas de alcançar maiores resultados e evitar possíveis falhas para as próximas vendas.

Uma métrica importante é o Retorno sobre Investimento (ROI). Para calculá-la, você deve você precisará fazer a seguinte operação: (Receita – Custo) / Custo.

Conclusão

Neste artigo, você viu que planejar as vendas de fim de ano com antecedência é de suma importância para o êxito do seu empreendimento. Aproveite as dicas e gerencie o seu negócio para que você alcance ótimos resultados e adquira mais clientes satisfeitos.

O que achou do post? Confira também as melhores estratégias de logística para e-commerce.

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