Você sabe o que é rastreamento de cargas? Esse sistema é usado por empresas de transporte para que possam ter informações sobre o percurso da mercadoria até a sua entrega, garantido mais segurança para a carga e para os colaboradores envolvidos na entrega.

Neste post, você vai entender como o rastreamento da carga funciona, como ele ajuda na logística e tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto. Confira.

O que é rastreamento de cargas?

O rastreamento de cargas é um sistema utilizado para monitorar uma mercadoria desde o momento em que ela é enviada até a entrega. As transportadoras acompanham a carga por meio de e-mail, SMS ou site. Esse acompanhamento também pode ser realizado pelo cliente.

Todo esse serviço é feito pensando na segurança da carga, na segurança do responsável pelo transporte e na criação da rota mais curta, com melhor fluxo de trânsito e melhor estado de conservação, para evitar danos ao veículo e à mercadoria, roubo do veículo ou da carga e adversidades ao colaborador.

Como toda a rota do transporte é monitorada, caso aconteça algo, o problema será identificado com rapidez, podendo ser resolvido no início com mais agilidade.

A logística da transportadora ficará observando todo o percurso do caminhão, se houver mudança de rota ou paradas mais longas que o previsto, a seguradora será acionada para saber se algo aconteceu.

Como funciona o rastreamento de cargas?

Muitas pessoas se perguntam como o rastreamento de cargas funciona. Aqui você vai entender melhor sobre o assunto.

O rastreamento de cargas permite que a transportadora acompanhe todo o trajeto do caminhão até chegar ao seu destinatário. Para que a carga seja monitorada, é utilizado um dispositivo GPS, que faz o rastreio em tempo real. Assim, o rastreio das cargas é acompanhado por mapas digitais, integrados a softwares de gestão de frota.

É importante destacar que informações como aceleração do veículo, abertura de portas, trajeto do caminhão e período de pausa também são fornecidas pela transportadora. Tudo para a segurança do motorista e da carga.

O rastreio também pode ser acompanhado pelo cliente, por SMS ou e-mail, a fim de que ele seja informado caso ocorra um atraso na entrega, quando a mercadoria foi enviada para transporte, data prevista para recebimento, entre outros.

Sobre o rastreamento de cargas, é possível saber quanto tempo durou o deslocamento da carga, a quantidade de combustível gasto, se houve algum problema no caminhão, se o motorista foi imprudente, etc.

É importante saber como o rastreamento de cargas funciona, para entender como é importante ter esse serviço.

Rastreamento de cargas: quais as vantagens para o transporte?

A seguir, serão destacadas as principais vantagens em implementar o rastreamento de cargas:

Otimização dos roteiros

Primeiro é feito um planejamento de todo o percurso até o destino final antes da carga ser enviada.Aqui os gestores vão conhecer toda a rota com antecedência, podendo escolher a melhor estrada e o caminho mais curto. Com isso, diminui-se o gasto com combustível e mão de obra.

Acompanhamento da viagem

Ao rastrear a carga, é possível saber todas as informações do caminhão, como: velocidade, paradas, estrada, quantidade de combustível gasto, tempo despendido em cada parada, informações sobre o motorista, etc.

Assim, o gestor terá controle sobre tudo que ocorre com a carga, podendo fazer alterações durante a viagem que pode ser mais eficiente e econômica.

Agilidade nas entregas

Com toda a rota traçada mesmo antes da carga sair, haverá maior eficiência nas entregas. Assim, o cliente pode ter informações sobre o trajeto do caminhão, como: hora de saída, paradas e previsão de chegada.

O cliente ao dispor de todas as informações ficará mais tranquilo quanto a chegada dos seus produtos, tendo mais segurança com o serviço contratado.

Segurança da carga e do motorista

Sabemos como os roubos de cargas tem aumentado nos últimos anos, causando prejuízos financeiros. Então, com o rastreamento instalado no veículo, aumenta-se as chances de recuperá-lo e até impedir roubos. 

O sistema de rastreamento acompanha a carga e identifica se ocorreu desvio de rota. Alguns dispositivos permitem até mesmo desligar o motor do caminhão e trancar as portas, caso verifique algum comportamento diferente.

Prevenção de erros

A prevenção de erros serve para evitar prejuízos, atrasos nas entregas, excessos de velocidade, imprudência do motorista e entre outros erros que podem afetar a entrega ao cliente.

Acompanhado todo o processo, desde a saída até a entrega, garante-se maior precisão em tudo que é feito e verifica-se problemas que possam surgir, resolvendo-os logo no início.

Controle na entrega

Aqui você pode rastrear a carga e identificar todos os lugares que ela passou, a fim de saber se o veículo realmente está seguindo a rota combinada e garantir a integridade da mercadoria transportada.

Aumento de qualidade dos serviços

Sabendo de todos os benefícios do rastreamento de carga, controlando todo processo de entrega e acompanhando para saber se realmente tudo saiu conforme combinado, há o aumento na qualidade do serviço de entrega.

É importante lembrar que o serviço não termina quando a encomenda é entregue, sendo essencial elaborar o relatório e descrever todas as informações feitas durante a operação.

Conclusão

O rastreamento de cargas beneficia tudo que está relacionado ao transporte com toda a tecnologia usada para que possa saber onde a carga está e ter mais segurança em todo o serviço.

Por isso, é importante buscar uma empresa que se preocupa com o cliente e tem todos os cuidados com a carga, dando toda assistência e tirando todas as dúvidas. Nesse caso, a comunicação é o ponto principal.

Quer receber suas cargas com mais tranquilidade e segurança? A TF Logística está preparada para atender todas as suas demandas com o máximo de transparência, rapidez e segurança. Entre em contato conosco e faça sua cotação online.

× Olá! Posso ajudar?