Hoje em dia as compras pela internet, dos mais variados itens, estão tornando-se cada vez mais comuns. Sem dúvida, a pandemia impulsionou a prática de compras online, fazendo com que o consumidor perdesse de vez qualquer insegurança sobre essa forma de consumir.

Com isso, aumenta ainda mais a responsabilidade dos negócios em relação à experiência de compra dos clientes, a qual deve ser pensada passo a passo até que os produtos finalmente cheguem nos destinos indicados por eles.

Nesse sentido, é fundamental pensar em todos os detalhes, e a embalagem para e-commerce é essencial para encantar e fidelizar o seu cliente. Mas afinal, como garantir uma boa apresentação e fazer com que seu produto chegue com segurança? Neste post, vamos falar mais sobre o assunto, confira.

Os caminhos da fidelização

Antes de entrar no nosso tema central, que é a embalagem para e-commerce, precisamos falar sobre a fidelização em si. Essa é uma palavra bastante relevante, porque impacta diretamente na receita dos empreendedores.

Para que você tenha uma ideia, a fidelização tem um custo muito mais baixo do que angariar novos clientes. Se você duvida dessa informação, basta pensar na dinâmica do funil de vendas, a qual deve ser pensada em termos de investimento.

É necessário investir em atração para gerar tráfego, conversão em leads, criar relacionamentos com os visitantes, realizar as primeiras vendas, dentre outras ações, até que uma pessoa possa ser realmente chamada de cliente. Tudo isso envolve um custo.

Agora, pense! Quando você finalmente tem a sua rede de clientes, eles já passaram por todas essas etapas. Agora cabe a você sustentar a fidelização e, acredite, a embalagem é um item indispensável para isso.

Aqui cabe revisitar alguma experiência que você provavelmente já tenha experienciado pelo menos alguma vez na vida: pedir um produto de forma virtual e, ao recebê-lo, a forma de entrega ser decepcionante! Embalagem amassada, sem atração aparente e sem zelo, correndo o risco do produto estar danificado.

Caso não tenha passado por isso, o exemplo pelo menos vale como um bom exercício de imaginação. Nem precisaríamos dizer o nível de decepção com esse tipo de experiência, concorda? Agora vamos ao próximo tópico.

Importância da embalagem para e-commerce

Quando falamos em embalagens, ainda vale a máxima “a primeira impressão é a que fica”. Ela vai trazer a primeira “impressão real” para o cliente, porque, até então, toda a experiência dele estava envolta na virtualidade.

Para causar uma boa impressão com a embalagem, é necessário ter atenção aos itens a seguir.

Planeje!

Sim, pode parecer meio estranho falar em planejamento, mas não deveria. Aqui cabe conferir todos os detalhes dos itens à venda. 

Observe que, às vezes, um produto tem mais de um item. Um celular, por exemplo, está composto do próprio aparelho, bateria, carregador e pode ter outros acessórios, dependendo do modelo.

Alguns produtos podem ser melhor acomodados separadamente (o que pode resultar em economia em termos de utilização do espaço na embalagem) e a própria pessoa monta ao recebê-lo. Outros precisam ser enviados já montados para uso, para que a integridade do produto seja mantida durante o transporte.

Os exemplos citados demonstram que o detalhamento do produto tem a ver com:

  • quantificação;
  • peso;
  • dimensão;
  • fragilidade;
  • deformidade potencial;
  • transportabilidade.

Nesse contexto, o planejamento consiste em uma espécie de mapeamento dos produtos que serão vendidos.

Cuidados ao embalar

Agora é hora de pôr em prática tudo o que foi mapeado no item anterior. Após um estudo minucioso de seus produtos, chega o momento de escolher que tipo de embalagem é mais adequada para eles. Envelopes e caixas de materiais diversos, papel para envolver/proteger o produto, plástico bolha, fita adesiva, entre outras possibilidades.

A segurança deve ser priorizada. Daí a importância de selecionar muito bem os itens utilizados para embalar. Lembre-se que, dependendo da fragilidade, por exemplo, é possível substituir um plástico-bolha por um papel-seda. Às vezes, um papel-jornal também pode ser o mais coerente com o tipo de campanha que você sugere na sua dinâmica de venda.

Preservando-se a integridade do produto, é possível aliar segurança à criatividade e ainda encantar o seu público!

Encantando e fidelizando

O toque especial fica por conta da personalização. Cuidados envolvendo as cores da sua marca, qualidade do material, um cartão de agradecimento, etc. A embalagem deve ter cara de presente, provocar a sensação de que a pessoa está recebendo algo único e especial, feito e pensado para ela.

No filme “Um senhor estagiário” tem uma cena com a empresária Jules Ostin, interpretada pela atriz Anne Hathaway, dedicada exclusivamente aos cuidados com a embalagem para e-commerce. 

A empreendedora fez uma compra no próprio site para checar como o receberia e, a partir de sua experiência, pôde instruir suas funcionárias em como preparar a embalagem ideal para encantar e fidelizar os clientes.

Outras formas de fidelização podem ser ações de engajamento do tipo: pedir para o cliente postar uma foto recebendo o produto, etiquetando a marca e os amigos na rede, enviar um vale-desconto, uma mensagem de boas-vindas, uma forma divertida de explicar a melhor forma de uso do produto, envio de amostras, entre outras.

Mesmo que a transportadora exija determinado padrão de embalagem, como é o caso dos correios, é muito importante encontrar a forma de deixar a personalização da entrega evidente dentro dessa embalagem mais simples.

Olho na entrega!

Até aqui demos muita ênfase na embalagem, mas de nada adianta uma embalagem bonita se o produto chega fora do prazo, frustrando a expectativa do consumidor. Uma entrega ágil que respeita os prazos conta (e muito!) como ponto extra para a experiência de compra dos clientes.

Para evitar transtornos com a entrega, verifique se a empresa que presta serviços de entrega conta com:

  • opções de transporte que sejam adequadas às suas necessidades;
  • seguro de cargas com proteção contra roubos, avarias, entre outros;
  • se observa exigências a nível fiscal de entrega e se respeita as documentações que sejam necessárias;
  • se é possível checar a reputação da empresa em relação ao cumprimento de prazos;
  • entre outros detalhes.

Conclusão

Agora que você já conhece as informações indispensáveis para encantar seus clientes com a embalagem para e-commerce ideal, conte com nossos serviços de entrega para fortalecer as suas estratégias de fidelização. Faça já uma cotação on-line conosco!

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