Com os avanços tecnológicos, as indústrias estão expandindo sua capacidade de produção cada vez mais. Esse fato gera também uma necessidade de contar com a presença de grandes centros de distribuição para gerenciar as mercadorias produzidas.

Mas o que é um Centro de distribuição? Como ele funciona? Quais são as suas funções e vantagens? Quais são as suas diferenças ao compará-los a um depósito?

Confira este post e receba as respostas para essas dúvidas e outras informações pertinentes.

O que é um Centro de distribuição

Conhecido também como CD, um Centro de distribuição é basicamente um local que dispõe de estruturas modernas para o armazenamento de produtos de diversas categorias. 

Na maioria dos casos, ele estará localizado em um ponto estratégico de uma determinada região, possibilitando praticidade para a distribuição das mercadorias e outros benefícios que ainda serão citados. 

Principais funções de um centro de distribuição

Dentre os papéis desempenhados por um centro de distribuição, podemos citar os cinco principais, que são:

Recebimento

É o processo inicial em que o Centro de distribuição recebe as mercadorias dos seus fornecedores e, logo após, realiza algumas etapas como:

  • fiscalizar a quantidade e a qualidade dos produtos recebidos: etapa obrigatória para conferir se os itens recebidos estão de acordo com o pedido realizado;
  • salvar os dados obtidos no Sistema de Gerenciamento do Armazém: é a base para o controle  e a gestão das informações do Centro de distribuição;
  • colocar a mercadoria no estoque específico: cada categoria de um certo produto fica armazenada em um local diferente, já que há produtos que são mais sensíveis ao ambiente ou que necessitam de locais resfriados, por exemplo.

Movimentação

É toda a movimentação gerada desde o momento que o produto chega ao centro de distribuição, até o instante que ele é entregue ao consumidor final ou a outro estabelecimento. 

Esse processo está subdividido em duas categorias:

  • movimentação interna: engloba o recebimento, fiscalização, armazenamento e demais ações tomadas dentro do Centro de distribuição;
  • movimentação externa: etapa que gera mais recursos e riscos para o transporte das cargas até o destino final.

Armazenamento

Um bom armazenamento pode oferecer grandes vantagens para o Centro de distribuição, pois, além de evitar problemas como falhas entre o estoque e a demanda necessária, traz mais praticidades para a localização e manuseio do produto.

As estruturas mais utilizadas para realizar a organização desse estoque são:

  • racks e estantes;
  • porta paletes;
  • sistema drive in;
  • corredores e demais áreas sinalizadas.

Separação dos pedidos

Etapa que requer uma grande atenção, haja vista que os pedidos dos clientes devem ser separados e conferidos. Essa é uma maneira de evitar possíveis complicações geradas a partir do erro da quantidade ou defeitos nas mercadorias.

Assim, contar com ferramentas tecnológicas para auxiliar nesse processo traz não só uma redução de tempo, mas também uma maior precisão dos números de pedidos.

Expedição

É o último procedimento feito pelo Centro de distribuição. Ele consiste em entregar o produto para o cliente, mas antes disso ele é embalado especialmente para a sua proteção durante o trajeto. 

Por fim, antes da transportadora ser acionada, devem ser geradas o restante das documentações necessárias tanto para os órgãos de fiscalização  quanto para os clientes em geral.

Para isso, é fundamental contratar uma boa transportadora para realizar esse serviço, caso contrário pode surgir obstáculos como:

  • demora nas entregas;
  • perdas ou defeitos nos produtos;
  • reclamações e processos judiciais.

A TF Logística é uma empresa séria que possui mais de 30  anos de experiência no mercado de transporte de produtos. Dentre os nossos diferenciais, podemos destacar a agilidade no processo de expedição das cargas, a cotação de valores competitivos  e um ótimo pós-venda, com o objetivo de formar parcerias e prestar um excelente serviço ao clientes.

Principais vantagens de um centro de distribuição

Os Centros de distribuição são pontos estratégicos com um grande potencial de crescimento econômico, não só para as empresas contempladas, mas para a região, estado e também para o país. 

Dentre os diversos benefícios, podemos citar:

  • capacidade de abastecimento: um grande benefício que atinge diretamente as lojas e comércios, pois uma rápida reposição de estoque reflete em uma alta capacidade de realizar vendas e de aumentar a receita desse estabelecimento;
  • transporte otimizado: sem dúvidas, uma grande economia de tempo e de custos de frete, uma vez que o cliente não irá precisar comprar certo produto diretamente da sua fábrica, pois, geralmente, está localizada em locais distantes que resultam em um tempo de transporte maior;
  • menor necessidade de mão de obra: principalmente por parte dos comércios que contam com os serviços de um Centro de distribuição, reduzindo a necessidade de uma equipe particular de entrega, conferência e gestão das mercadorias;
  • possibilidade de maiores variações de mercadorias: proporcionada pela presença de um grande centro de distribuição que conta com uma capacidade de receber produtos de vários nichos diferentes, agregando, assim, um grande valor ao seu negócio.

É evidente que ter acesso a esses benefícios pode reduzir vários custos e gerar também uma valorização do seu estabelecimento.

Quais as diferenças entre um centro de distribuição e um depósito?

Há muitas pessoas que confundem esses dois termos e acham que eles se tratam de um mesmo estabelecimento, mas na realidade são locais com uma base parecida e com propostas diferentes.

O foco de um depósito é armazenar uma grande quantidade de um produto por um médio ou grande prazo. Com isso, estar localizado em áreas centrais ou outros pontos influentes não é uma grande necessidade desse tipo de armazém, muito menos contar com um transporte rápido e mais complexo.

Já ao se tratar de um Centro de distribuição, o objetivo está em receber, organizar e despachar a  mercadoria de maneira eficiente e ágil.  Ele é o local de armazenamento mais procurado por empresários e gerentes de supermercados, atacadistas, varejistas, farmácias, lojas de eletrônicos, dentre outros.   

Concluindo…

Você pode perceber que, enquanto um depósito está voltado para atender o armazenamento de matérias-primas e outros insumos industriais, o Centro de distribuição é mais acessível ao consumidor final.

Portanto, ter acesso a um bom Centro de distribuição com estratégias de logísticas funcionais pode trazer muitos benefícios imediatos.

Agora que você já sabe o que é um centro de distribuição e sua importância, descubra também como implementar uma política de frete grátis no seu negócio.

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