Diante da crise financeira, sobretudo durante a pandemia do novo coronavírus, a queda no consumo é inevitável. Contudo, as datas comemorativas ainda são importantes para o varejo, pois nelas as vendas costumam manter o mesmo padrão e podem até aumentar.

A Black Friday é considerada por muitos empresários como a segunda data mais importante para o comércio. Sendo assim, ela se mostra como uma grande oportunidade para aumentar as receitas do empreendimento.

Para garantir o sucesso da sua empresa na Black Friday, no entanto, é essencial um bom planejamento. Confira as dicas deste post.

Qual é a importância da Black Friday

Com data marcada para o dia 26 de novembro de 2021, a Black Friday é uma excelente oportunidade tanto para consumidores quanto para o comércio varejista. 

Os consumidores aproveitam as promoções para realizarem suas compras enquanto os varejistas veem em tal data um crescimento expressivo no faturamento da empresa.

A cada ano, a projeção de lucro para o comércio varejista confirma suas metas e bate recordes  de faturamento. Em 2020, estima-se que a campanha movimentou cerca de R$ 3,74 bilhões em vendas, um aumento de 6% em relação ao ano anterior.

Como preparar a sua empresa para a Black Friday

Para toda ocasião, o planejamento é primordial para garantir que os seus objetivos sejam alcançados.

A Black Friday tem um grande potencial de aumento de vendas e de clientes, portanto o grande atrativo são as promoções com descontos. No entanto, isso não é tudo. É preciso muita cautela para não ter prejuízos.

Veja a seguir, as principais dicas para a sua empresa se preparar para esse evento.

Saiba calcular o custo real da mercadoria para conceder descontos

Para o cálculo da margem de lucro é necessário levar em conta o custo de aquisição, quais são os impostos que serão pagos, as comissões de funcionários, despesas com publicidade e outras questões.

É preciso estabelecer um equilíbrio entre a precificação correta e o lucro que se deseja obter. Assim, o preço final da sua mercadoria deve ser suficiente para cobrir os gastos, acompanhar a realidade da concorrência e, por fim, gerar lucro. 

Cuidados especiais no alinhamento de descontos

Tentar conceder descontos iguais aos de grandes empresas de varejo pode não ser uma boa ideia para pequenos empreendimentos, pois é notório que elas contam com maior poder de negociação com os fornecedores e, assim, os seus descontos promocionais podem ser mais agressivos sem que isso afete o seu faturamento.

Portanto, caso não consiga equiparar os preços promocionais, aposte em outros diferenciais para atrair os consumidores para sua empresa.

Estoque de produtos

Se sua empresa tem muitos itens em estoque, esse pode ser um excelente momento para movimentar essas mercadorias. Para isso, é preciso fazer um levantamento preciso desses produtos para viabilizar descontos atrativos aos consumidores sem causar prejuízo de caixa. 

Já para os novos produtos, o ideal é que sejam realizadas novas aquisições depois do levantamento inicial do seu estoque. 

Feito isso, é o momento de escolher quais itens farão parte da estratégia de promoções para a Black Friday. Procure negociar com os fornecedores melhores preços e tenha a garantia das entregas sem atraso para você compor o seu estoque.

Atenção especial às entregas

Os atrasos nas entregas costumam ser um motivo de insatisfação para muitos clientes. Nesse sentido, a sua equipe deve estar bem treinada para evitar erros na logística interna da sua empresa.

Se for possível, contrate uma empresa de logística que ofereça a opção de rastreamento de mercadorias para que seu cliente possa acompanhar a entrega do produto.

No momento da venda, informe o prazo de entrega condizente com a capacidade da empresa e também da transportadora. Uma boa estratégia pode ser oferecer a opção do frete grátis para um prazo maior da entrega. 

Caso ocorra atrasos na entrega, é bom manter o cliente informado e com um pedido adicional de desculpas. Um cliente bem informado costuma ser mais compreensivo nesse caso.

Atendimento diferenciado ao consumidor

Pode parecer uma tarefa difícil para um dia atípico como o da Black Friday, mas é muito importante que toda a sua equipe procure atender bem cada cliente para estabelecer não apenas uma venda, mas também uma fidelização após o evento.

Além disso, lembre-se que o consumidor está mais atento às promoções da Black Friday, sendo assim, é essencial manter a transparência nas vantagens oferecidas para que ele não tenha a impressão de que está sendo enganado.

Um consumidor bem atendido pode se tornar fiel à sua empresa. Quando ele procura o seu estabelecimento, ele não quer apenas um produto, mas sim a satisfação por receber respeito e valorização.

Vale lembrar, também, que um bom atendimento não se restringe apenas ao momento da compra, mas também ao pós-venda. Isso significa que sua empresa deve estar preparada para um possível aumento na troca de mercadorias, além de inúmeros problemas que podem surgir nessa campanha.

Capital de giro

Para manter o capital de giro, é preciso um rigoroso controle financeiro. Para que isso aconteça, fique de olho nas previsões de vendas para a Black Friday e negocie prazos com seus fornecedores.

Uma dica para facilitar esse controle é tentar oferecer descontos vantajosos para compras com pagamento à vista ou em prazos menores. Além disso, mantenha um controle do seu estoque e prefira produtos com rotatividade maior.

Frete, transporte e logística

Administrar uma empresa não é tarefa fácil. Por isso, a TF Logística oferece para seu empreendimento soluções personalizadas de acordo com sua necessidade.

Com a nossa parceria, a sua empresa pode reduzir custos de operação, a fim de que todo o seu investimento financeiro e intelectual seja dispensado para a expansão do seu negócio.

Concluindo…

Até mesmo durante crises financeiras, a Black Friday é um momento propício para vendas. Sendo assim, para garantir o sucesso do seu negócio durante o evento, planeje as ações e se antecipe diante da concorrência. 

Agora que você já sabe como se preparar para a Black Friday, descubra também como implementar um política de frete grátis sem ficar no prejuízo.

× Olá! Posso ajudar?