Todo empreendimento focado em produção e entrega de produtos demanda muito tempo para a elaboração de um planejamento estratégico que contemple toda a gestão operacional, o que também inclui uma boa estratégia de logística.

A complexidade exigida na coleta, transporte e entrega de mercadorias dentro do prazo determinado e de forma segura, rápida e eficiente é algo que não necessariamente deve fazer parte do foco de atenção dos gestores dos empreendimentos, uma vez que existe a possibilidade de contar com a terceirização logística para esta finalidade.

Com esse tipo de contratação é possível dedicar mais tempo e energia aos demais processos, em especial a melhoria contínua dos produtos e a qualidade da experiência oferecida aos clientes.

Neste post vamos falar sobre a terceirização logística, como ela funciona, quais os principais benefícios envolvidos e possíveis desvantagens. Acompanhe e saiba mais!

Como funciona a terceirização logística

A terceirização logística envolve um conjunto de operações, tais como as já citadas inicialmente (coleta, transporte e entrega), bem como armazenagem, montagem, embalagem, cross docking, entre outros.

É possível realizar a contratação total dos serviços oferecidos pela terceirizada ou apenas de parte do processo. Por exemplo, uma empresa que já possui o próprio galpão de armazenagem dos produtos pode contratar os serviços de montagem, embalagem, transporte e entrega.

Caso não possua um espaço próprio para armazenamento, pode-se contratar um espaço com esta finalidade. A contratante pode, ainda, realizar a própria montagem e embalagem e contratar os serviços de coleta e entrega.

O cross docking é um sistema de distribuição interessante, pois por meio dele uma empresa vendedora de certos produtos não necessita se preocupar com estoque e um espaço físico de armazenamento, já que os produtos vendidos no site são enviados a um centro de distribuição, o qual é responsável pela entrega final ao cliente.

Neste caso, a única preocupação do fornecedor é cuidar muito bem do processo de atendimento de venda, da sincronização com a empresa que ficará a cargo da entrega e do acompanhamento da experiência de compra do cliente para melhorar cada vez suas próprias estratégias.

Principais benefícios da terceirização logística

Sabemos que os gastos gerados pelos custos fixos de uma empresa pesam bastante no bolso dos empreendedores. Partindo desse princípio, vejamos os principais benefícios que a terceirização logística pode trazer em termos de economia, por evitar tais custos.

Economia de recursos

Ao contar com frota própria de veículos, a empresa deve arcar com todas as responsabilidades acarretadas por este tipo de aquisição, como manutenção preventiva e corretiva, consumo de combustíveis, contratação de seguros contra riscos e sinistros, entre outros.

Outros gastos são gerados no caso de contar com galpão próprio para estocagem dos produtos. Manutenção, limpeza e segurança são alguns deles.

Economia com a contratação de pessoal

Ao contar com uma frota própria, será preciso investir na contratação de motoristas próprios ou terceirizados, gerando assim mais encargos para a empresa. O mesmo é válido no caso de manter um espaço próprio de estocagem, pois exigirá a contratação de pessoal especializado para a gestão logística.

Mão de obra e operação qualificadas

Ao contratar uma empresa especializada em terceirização logística, existe a vantagem de contar com os serviços de uma empresa que só trabalha com este tipo de prestação, recebendo assim a visão de profissionais qualificados, treinados e constantemente atualizados no ramo. 

Além disso, a operação é otimizada por meio de sistemas operacionais específicos, bem como pela qualidade dos veículos e equipamentos que facilitam e agilizam a entrega com segurança e eficácia.

Contratação de carga fracionada

Algumas empresas oferecem o transporte de carga fracionada que é a possibilidade de pagar somente pelo espaço ocupado no veículo, dispensando a necessidade de contratação do frete total.

A opção de entrega neste formato também pode ser para destinos diferenciados na mesma cidade ou em cidades diferentes.

Possíveis desvantagens da terceirização

Acredita-se que ao contar com recursos próprios é possível manter um maior controle dos processos, com isso, podemos considerar como possíveis desvantagens:

  • custos: vai variar dependendo da empresa e dos serviços contratados;
  • qualidade no tempo de entrega: como a empresa contratada possui outros clientes, dependendo do porte dela, fica mais difícil manter o controle do fluxo de entregas em relação ao esperado pela sua empresa;
  • segurança: é preciso pesquisar muito bem a empresa a ser contratada para garantir que a entrega dos seus produtos seja feita de forma segura e que tenha as devidas coberturas contra furtos e roubos, por exemplo.

O que considerar na hora de contratar uma terceirização logística

Agora que você conhece os benefícios e as possíveis desvantagens de uma terceirização logística, veja a seguir o que deve ser considerado na hora de contratar os serviços terceirizados.

Qualificação profissional e gestão de risco

Vale ressaltar que a terceirizada, a partir do momento da contratação dos serviços, ficará responsável pelos bens produzidos ou administrados por sua empresa. Sendo assim, verifique:

  • se ela possui uma equipe bem treinada em todos os setores (atendimento, manutenção, montagem, embalagem, transporte, entrega, entre outros);
  • a qualidade do galpão de armazenagem;
  • seguro de cobertura dos produtos transportados.

Frota própria e qualidade da entrega

Caso a empresa não conte com sua própria frota, significa que você pagará por uma “terceirização da terceirização”, logo, antes de fechar negócio, certifique-se deste detalhe, assim como se ela consegue cumprir com a agilidade na entrega e a segurança da mercadoria.

Monitoramento da mercadoria

Outro detalhe importante é o rastreamento da mercadoria. Uma empresa de terceirização logística bem preparada disponibiliza essa opção para seus clientes.

Contrato de serviços

Um contrato, além de deixar claro os serviços a serem prestados, protege a contratante de taxas surpresas e cobranças abusivas, já que tudo será especificado previamente.

Conclusão

Como visto, com a terceirização logística é possível otimizar a estratégia de gestão operacional da sua empresa. Para obter excelente custo-benefício, tenha em mente as orientações destacadas neste post e faça as melhores escolhas em termos de preços e qualidade para sua empresa.

Entre em contato com a TF Logística e conheça nossos serviços. Será um prazer atender você!

× Olá! Posso ajudar?