Indicadores de desempenho logístico, também chamados de indicadores de performance, são métricas utilizadas para analisar o resultado dos processos de logística de uma empresa. A partir desse cálculo, é possível entender o que acontece no empreendimento, assim como o que deve ser melhorado para obter resultados ainda melhores. As métricas dos indicadores de desempenho logísticos são quantitativas, ou seja, demonstram exatamente a linha final dos processos. Dessa forma, esse tipo de indicador deve ser utilizado depois de traçar uma estratégia para cada processo, considerando de antemão, questões qualitativas, por exemplo.

A importância de se trabalhar com indicadores

Para escolher o índice de desempenho logístico, é preciso ter em mente três pontos muito importantes. São eles:

  • Segurança da carga;
  • Estoque; 
  • Transporte.

Como a escolha dos indicadores acontece com base na análise desses três pontos, fica clara a importância deles. São extremamente relevantes, pois são fundamentados nos principais aspectos da logística. Caso um indicador esteja positivo, isso quer dizer que em determinado segmento a empresa está acertando no que tange a segurança da carga, estoque e transporte. Além disso, quando os líderes da empresa estão a par desses indicadores, as propostas de inovação e melhora constante de processos são viabilizadas. Isso permite que o desempenho e a performance da empresa melhore no mercado, fazendo com que o crescimento do negócio seja ainda maior.

Principais indicadores de desempenho logístico

Agora que você já sabe um pouco sobre o que são indicadores de desempenho logístico e entende a importância desses indicadores para a empresa, veja quais são os mais importantes:

Tempo de ciclo do pedido

O tempo de ciclo do pedido, também conhecido pela expressão lead time, é um indicador muito importante. Com ele, é possível medir quanto tempo um pedido leva para ser concretizado. Esse indicador permite que a empresa tenha a real noção, ou seja, na prática, qual é o seu tempo médio de entrega e onde está pecando em relação aos atrasos. A grande importância do tempo de ciclo de pedido é a questão do controle de melhora de processos. No momento que uma liderança percebe onde o processo está mais lento do que deveria, ele pode traçar estratégias para acelerar aquela etapa especificamente e obter resultados melhores no final do ciclo.

Percentual de cargas rastreáveis

Quando uma empresa, de transportes por exemplo, consegue fazer um rastreio em larga escala, isso quer dizer que ela é mais confiável. Por isso, é importante saber o percentual de cargas rastreáveis da sua empresa. Esse indicador permite saber o quão automatizado está o seu processo de transporte e o quão correta é essa informação. A importância do percentual de cargas rastreáveis reside no fato de que quanto mais alto é esse número, mais confiança o seu cliente pode ter na segurança das cargas e no tempo que ela vai levar para chegar até o consumidor final.

Nível médio de estoque

Chegando ao indicador de nível médio de estoque, podemos afirmar que ele é um dos indicadores mais importantes. Ele consegue indicar o nível do seu estoque, em média, de determinado produto ou categoria de produto e com relação a um período específico. A grande importância desse indicador é que, sabendo os níveis médios de estoque, você consegue manter os produtos mais importantes sempre em estoque, bem como diminui as perdas ocasionadas por produtos armazenados em demasia.

Acuracidade de inventário

A acuracidade de inventário permite fazer praticamente uma vistoria entre o que você tem e o que os livros contábeis registram. É essencial aplicar esse indicador para conhecer a confiabilidade das informações fiscais que você tem e o que realmente está acontecendo no universo físico da sua empresa. Esse indicador avalia o balanço de estoque e o que você tem armazenado. Dessa forma, sua importância reside no fato de que, se houver muitas incoerências, certamente o seu controle de estoque está falhando e precisa de melhorias o quanto antes.

Custos logísticos da empresa

Chegando no quinto item da nossa lista de indicadores de desempenho logístico, temos o indicador de custos logísticos da empresa. Ele é utilizado para entender quais são os valores investidos para fazer um produto do zero e entregá-lo para o cliente. Todos os custos envolvidos no processo fazem parte do cálculo desse indicador. A importância dos custos logísticos da empresa está na possibilidade de ramificar esse indicador para diversos setores do negócio. Assim, é possível entender como estão os gastos de cada produto, de cada processo e de cada setor da empresa. Então, se você deseja reduzir custos e enxugar despesas, esse indicador é muito importante para você!

Status de serviço de entregas

O indicador de status de serviço de entregas serve para entender se os prazos conferidos a cada tipo de entrega estão sendo cumpridos. Com esse indicador, é possível contabilizar quanto tempo uma carga leva para sair da empresa e chegar até o cliente. Além disso, é possível verificar se o pedido foi entregue de forma adequada e quais regiões estão sendo melhor atendidas, por exemplo. Quando pensamos em logística, propriamente dita, logo pensamos em tempo de entrega. Por isso, esse indicador tem fundamental importância para qualquer empresa que faça entregas.

Índice de ocorrências

Chegando ao final da nossa lista com os sete principais indicadores de desempenho logístico para se ter atenção, temos o índice de ocorrência. Esse indicador registra a quantidade e a frequência de imprevistos ou ocorrências inesperadas que acontecem ao longo de uma entrega. Essas situações podem ser roubos, extravios, devoluções, entre outros. A importância desse indicador tem ligação com a parte financeira da empresa. Quando algum evento não planejado acontece e o produto ou carga não pode ser entregue como deveria, isso gera custos. Por isso, saber identificar quais são esses eventos é a melhor maneira de entender como diminuí-los.

Considerações finais

Agora que você já sabe quais são os principais indicadores de desempenho logístico para as empresas, que tal começar a aplicar alguns deles no seu negócio? Lembre-se: conhecimento é a chave do crescimento empresarial. Por isso, nunca é demais entender esses conceitos e tentar aplicá-los pouco a pouco no seu empreendimento. Até a próxima!

× Olá! Posso ajudar?