Uma empresa de sucesso é composta por uma boa infraestrutura, mão de obra qualificada e uma administração competente e atenta a tudo que está acontecendo no negócio. Os dois primeiros pontos são muito importantes, mas diversas empresas já os possuem. A grande questão está no terceiro ponto.Para que a administração tenha uma atuação de qualidade, é preciso que ela tenha uma noção ampla e unificada do que acontece nos setores da empresa. Isso pode ser feito por meio de uma gestão focada em logística integrada. Você já ouviu falar nesse conceito? Neste post vamos explicar o que é logística integrada conceitualmente e na prática, bem como vamos te mostrar as melhores vantagens de se apostar nessa forma de gestão. Acompanhe!

O que é logística integrada?

Logística integrada é uma forma de gerir processos dentro de uma empresa. A partir deste conceito, os processos logísticos acontecem de forma integrada, ou seja, com um alinhamento único desde a manufatura até a entrega final. A definição do termo “logística integrada” pode ser conceituada como uma forma de administrar todas as áreas de uma empresa, de maneira a integrar todos os processos, para obter resultados melhores.

Como funciona?

Para definir a logística integrada em seu funcionamento, podemos utilizar o exemplo de uma empresa que fabrica materiais de construção. A empresa X conta com diversos setores, que fazem o controle de estoque, comprar a matéria prima, enviam os produtos para as transportadoras, entre outros. Enquanto o setor de estoque fica atento às quantidades de produtos disponíveis, o setor de compras realiza os pedidos de matérias primas. Assim, quando há uma administração focada em logística integrada, esses dois setores podem se unir para comprar exatamente a matéria prima dos produtos que estão em baixa no estoque. Além disso, a logística integrada conta com dois conceitos básicos muito importantes. O primeiro deles é o fluxo de materiais, que viabiliza o controle das mercadorias dentro dos locais de armazenagem das empresas. Dentro do fluxo de materiais também são alinhadas questões relativas à distribuição dos produtos, desde a solicitação para fornecedores até a chegada aos clientes. O segundo termo importante é o fluxo de informações, que abrange questões relacionadas aos processos de entrega dos produtos. Dentro do fluxo de informações são vistos aspectos mais ligados ao frete, rastreamento das mercadorias, andamento das entregas, entre outros. Dentro de uma empresa, esses dois conceitos podem se unir para formar a logística integrada em sua cadeia de suprimentos. Todo o processo fica muito mais fácil quando há a ajuda de um sistema de gestão integrada, em que os setores podem se comunicar e assim se ajudarem mutuamente. A transparência é um ponto chave para que a logística integrada aconteça. Todas as informações devem ser claras e objetivas, para que não haja qualquer tipo de confusão entre os setores. Além disso, nem tudo precisa ser informado. A quantidade de informações deve ser limitada ao que os setores podem ajudar. O acúmulo de informações inúteis pode até mesmo atrapalhar o processo de logística integrada.

Principais benefícios de integrar os processos logísticos

Diversos são os benefícios de integrar os processos logísticos nos empreendimentos. Entre eles, podemos citar a produtividade, economia, agilidade e a tomada de decisão. Se você entende que a sua empresa pode vir a crescer com esses benefícios, veja um pouco mais sobre como a integração logística pode ajudar:

Produtividade

O aumento da produtividade é um benefício muito importante para qualquer empresa. Atualmente, os negócios vivem para melhorar a qualidade dos produtos e serviços e ao mesmo tempo aumentar a produtividade do empreendimento. A logística integrada permite que os processos sejam feitos de forma uníssona, facilitando assim a detecção de problemas. Quando esses problemas são detectados e resolvidos posteriormente, a cadeia de suprimentos acontece com mais fluidez. Isso permite que haja um aumento na produtividade e até mesmo uma melhora geral dentro da empresa, já que processos ineficientes podem ser melhorados ou até mesmo extintos.

Economia

Em relação a economia, é possível dizer que a logística integrada ajuda a empresa a obter uma redução de custos significativa. Isso acontece porque quanto mais integrada é a logística, mais os setores podem se ajudar mutuamente, de modo que os desperdícios são reduzidos até o menor patamar possível. Os processos interligados também aumentam a produtividade, como dito acima. Com uma maior produtividade, o tempo ocioso das máquinas também é reduzido, culminando em uma economia financeira razoável.

Agilidade

Chegando no benefício da agilidade, podemos afirmar que a logística integrada torna todos os processos envolvidos muito mais rápidos. Como isso é possível? Bem, isso acontece por meio da transparência das informações. Quando um setor tem acesso a informações de outro setor, por meio de um sistema de gestão logística, por exemplo, ele consegue performar muito melhor. As informações são utilizadas para ganhar tempo entre um processo e outro. Imagine que o setor de compras está a um clique das informações pertinentes sobre o estoque da empresa. Isso é muito mais fácil do que enviar um e-mail para o responsável pelo setor de estoque e perguntar uma informação, certo? Pois então, é exatamente daí que vem a agilidade da logística integrada. 

Tomada de decisão

Um gestor que toma as melhores decisões, certamente é aquele que tem as melhores informações. Com a logística integrada, as lideranças sabem exatamente o que está acontecendo na empresa, de forma abrangente e com informações contínuas e unificadas sobre o negócio. Dessa forma, é muito mais fácil tomar decisões estratégicas, de curto, médio e longo prazo. Isso também permite que os gestores consigam dar os passos que a empresa precisa para se desenvolver no mercado com os pés no chão, sabendo exatamente onde é melhor investir e o que a empresa pode fazer para obter os melhores resultados no menor tempo possível.

Considerações finais

E então, vai começar a aplicar esse conceito na sua empresa? Com processos integrados você consegue dividir informações e conquistar resultados surpreendentes. E para realizar as suas entregas, você pode sempre contar com a TF Logística, temos profissionais experientes e uma equipe dedicada a oferecer sempre a melhor experiência à sua empresa

× Olá! Posso ajudar?