Contratar uma empresa especializada em logística e transporte de cargas é uma ótima alternativa para reduzir custos e obter maior qualidade na entrega de seus produtos até o cliente final. No entanto, muitas pessoas não sabem como escolher a empresa ideal e acabam cometendo grandes erros ao contratar transportadoras. Portanto, se você já cometeu erros ou ainda não sabe como contratar uma empresa especializada em logística e transporte de cargas, confira este post. Boa leitura!

Principais erros ao contratar uma transportadora

Não calcular as dimensões da carga

Um dos principais erros ao contratar transportadoras é informar apenas o tamanho aproximado das cargas. Como essa dimensão é de suma importância para a transportadora calcular o frete, qualquer inconsistência pode resultar em problemas, como o aumento no valor do frete orçado previamente. Nesse sentido, é fundamental medir a altura, largura e peso das cargas e fornecer essas informações no momento da cotação do serviço. A partir desses dados, a transportadora irá calcular a cubagem, que é a unidade de medida padrão utilizada para calcular serviços de frete. Além de fornecer exatamente as dimensões e peso da carga, é necessário somar a isso o peso da embalagem e itens de proteção à mercadoria. Por mais que o peso de uma embalagem possa parecer irrisório, o conjunto delas resulta em uma diferença significativa, principalmente no transporte de grandes cargas. Toda transportadora realiza o cálculo da cubagem para o cliente, no entanto, se você desejar calcular o valor do frete, é possível utilizar uma calculadora de cubagem pela internet, uma vez que há diversos modelos disponíveis gratuitamente com essa finalidade.

Não usar uma embalagem adequada nos produtos

A redução de custos é algo primordial para a saúde financeira de qualquer negócio. No entanto, é necessário saber como realizar essa economia sem afetar a qualidade dos produtos. As embalagens são itens essenciais para garantir a integridade das cargas durante o transporte. A forma pela qual um um produto chega até a casa do cliente é o que pode definir se ele irá comprar novamente com a mesma empresa ou não. Sendo assim, o valor gasto com embalagens de boa qualidade e resistência não pode ser considerado um gasto, mas sim um investimento na fidelização de clientes. Além das embalagens, é necessário que os espaços vazios entre a caixa e o produto sejam preenchidos com isopor ou outros materiais que evitem que a mercadoria se mova dentro da caixa durante o transporte. 

Contratar uma empresa que não oferece seguro

Outro erro comum na hora de fechar contrato com uma transportadora é não ter um seguro para as cargas. Por mais que a transportadora disponha dos melhores veículos de transporte e motoristas, acidentes em rodovias podem ocorrer por conta da imprudência de outros condutores, por exemplo. Desta forma, sempre tenha atenção ao seguro oferecido e se a cobertura satisfaz as necessidades do seu negócio e se garantem a integridade da sua carga. Portanto, assim como o valor das embalagens não pode ser visto como um gasto e sim como um investimento, o mesmo vale para o seguro. 

Não considerar o renome da empresa

Mais uma vez o barato pode sair caro. Antes de fechar negócio com qualquer empresa parceira, é necessário pesquisar muito bem sobre seu renome no mercado, verificar a qualidade da frota, se os transportadores são capacitados e se a transportadora possui grandes clientes. Para isso, pesquise sobre o que falam sobre a empresa na internet, entre em contato com clientes e visite as instalações da unidade, se isso for possível. Quanto mais consagrada for a empresa no mercado, maiores as chances de entregar suas cargas com segurança e agilidade para seus clientes.

Contratar transportadoras que não investem em tecnologia

Além de considerar o renome da empresa, é de suma importância contratar transportadoras que investem em tecnologia, tendo em vista que os recursos tecnológicos oferecem maior transparência aos serviços prestados, segurança às cargas e agilidade na conclusão das entregas. Isso ocorre porque tecnologias como GPS garantem que você possa monitorar se a entrega está sendo realizada como o combinado. Além disso, cargas possuem esses dispositivos podem ser encontradas caso ocorra algum incidente durante o transporte. Ademais, transportadoras que monitoram a atuação de seus motoristas possuem um maior controle sobre tempo de descanso, rotas percorridas, entre outros aspectos que garantem agilidade e redução de custos.

Conheça a TF Logística

A TF Logística é uma empresa que atua no segmento de logística e transporte de cargas há mais de 30 anos. Isso demonstra que a transportadora possui amplo renome no mercado, tendo em vista que se mantém competitiva há vários anos. Tamanho sucesso é resultado direto das estratégias que a TF Logística adota, como uma equipe de pós-venda altamente qualificada, a qual entra em contato com o cliente após a conclusão das entregas para averiguar se as expectativas do clientes foram atendidas e, caso não tenham sido, por quê? Além disso, a transportadora oferece atendimento e serviços personalizados, a fim de atender da melhor forma possível as necessidades do cliente. Vale destacar também que a TF Logística investe no monitoramento das cargas transportadas, pois toda a operação é rastreada, acompanhada e fiscalizada pela administradora de seguros, assim permitindo uma ação conjunta quando necessário .Por último, é interessante mencionar que a transportadora dispõe de unidades de aprovisionamento localizadas estrategicamente nas principais capitais para garantir a maior eficiência nas entregas. Portanto, agora que você sabe quais erros ao contratar uma transportadora você não pode cometer, faça a escolha correta e conte com a TF Logística para levar seus produtos até os seus clientes!

× Olá! Posso ajudar?