Todos os dias, milhares de mercadorias são transportadas no Brasil por via terrestre através do que é conhecido como transporte de cargas em geral, modalidade que é definida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), um dos órgãos reguladores dos transportes rodoviários no País, como coleta e entrega de mercadorias identificadas e numeradas. Tal atividade é exercida por meio de um conjunto de ações que envolve um complexo processo de logística, visando a otimização, rapidez, redução de custos e segurança nas coletas, transferências e entregas de produtos. A TF Logística é uma empresa de transporte que realiza o transporte de cargas fracionadas e dedicadas com a mesma eficiência. Neste post você vai conhecer o transporte de cargas de São Paulo para Pernambuco realizado pela TF Logística. Saiba mais!

O que considerar na hora de contratar o transporte de cargas?

Independentemente do tipo de transporte, quando o assunto é coleta e entrega de mercadorias, vale a pena estar atento a alguns detalhes para evitar surpresas desagradáveis nesta etapa tão importante para as empresas que trabalham com produtos. Confira a seguir! 

Adequação ao tipo de entrega

É importante ser muito específico quanto aos tipos de mercadoria no momento de fazer a cotação. Por exemplo, algumas referências são:

  • fragilidade;
  • peso;
  • características;
  • dimensões;
  • documentos fiscais pertinentes ao tipo de entrega. 

Para determinados tipos de conteúdo, como no caso de entregas urgentes, nas quais estão incluídas, por exemplo, os grupos hospitalares e perecíveis, que dependem de certas temperaturas para manter a integridade do material, a transportadora deve atender aos requisitos e normas determinados.

Condições do veículo

Conforme destacado no tópico anterior, devido às possibilidades de variáveis quanto aos tipos de conteúdos, os veículos devem estar em perfeito estado e serem adequados às mercadorias transportadas.

Gestão de risco e seguro

A atividade de coleta, transporte e entrega, bem como qualquer outra atividade empresarial está sujeita a riscos. Por isso, a transportadora deve explicitar os cuidados tomados quanto aos riscos inerentes a esta atividade, assim como indicar o tipo de cobertura do seguro em caso de imprevistos e avarias.

Cotação

O contratante também deve ser informado sobre as etapas da logística que estão incluídas na contratação, a fim de poder contar com uma cotação clara dos serviços prestados. A abrangência da prestação do serviço pode incluir opções como: 

  • recebimento;
  • armazenagem;
  • conferência;
  • separação;
  • entre outras.

Profissionais treinados

  • Para ser atendido de forma específica em cada demanda, o ideal é contar com profissionais competentes e treinados para orientar cada tipo de entrega. Com isto é possível garantir:
    • o melhor mapeamento de rota para a entrega dentro do prazo a distintos destinatários;
    • redução de custos por meio do conhecimento das condições adequadas de armazenamento e atendimento de normas e procedimentos específicos;
    • utilização de sistema de gestão operacional que permita, por exemplo, registros, rastreamentos e outras operações necessárias para evitar contratempos;
    • custos sob medida para cada operação a ser realizada.

Feedback e melhoria constante

Verifique se a empresa contratada conta com canais de fácil comunicação, responde com agilidade as recomendações e oferece alternativas em caso de imprevistos ou outras necessidades de contato. É essencial contar com uma empresa que se preocupa em ouvir as experiências dos usuários com os seus serviços, objetivando oferecer melhorias constantes no atendimento e nos serviços prestados. 

Trechos São Paulo-Pernambuco, Pernambuco-São Paulo

A TF logística realiza o transporte de cargas nos dois sentidos. Partindo de São Paulo ou de Pernambuco. Durante o trajeto, é possível contar com o Galpão Logístico de Vitória de Santo Antão, próprio da empresa. Seguindo de lá, de forma estratégica, está o Galpão Logístico da Paraíba. A distribuição das entregas fica por conta da frota própria de veículos da TF Logística.

Transporte de cargas fracionadas: o que é e como funciona

Vale destacar, antes de entender como funciona o transporte de cargas fracionadas,  que com as mudanças nas formas de aquisição de mercadorias, especialmente com o aumento das compras feitas pela internet, os sistemas de entrega devem se adaptar aos novos formatos. Antes, até chegar aos negócios ou ao consumidor final, as indústrias entregavam os produtos aos distribuidores e estes aos atacadistas, que deveriam fazer a mercadoria chegar até os varejistas, levando a uma forma e alcance de consumo mais localizados. Em decorrência das já citadas mudanças de consumo atuais, o trânsito de pequenas cargas ganha um aumento considerável, gerando uma demanda de coletas e entregas de pequenas cargas. É neste contexto que o transporte de cargas fracionadas surge como uma opção ao transporte de cargas completas. Na carga completa, o contratante paga pelo uso do espaço total do veículo, o que nem sempre é algo acessível para quem precisa transportar volumes e tipos distintos de mercadorias. Já na carga fracionada, é possível realizar envios em pequenos volumes, sem a obrigação de ocupar o espaço total do veículo contratado para transporte. Veja as vantagens dessa modalidade!

Agrupamento de diversos tipos de mercadoria

Trata-se da utilização de um único meio de transporte para diversos tipos e volumes de mercadoria.

Otimização na entrega

A tecnologia desenvolvida para atender a este tipo de demanda permite que a entrega de mercadorias seja otimizada, de maneira a atender de forma agilizada distintos destinatários.

Gestão integrada

Os colaboradores são treinados por meio de processos que permitem atender às necessidades específicas de cada cliente.

Economia

O pagamento do serviço é feito apenas sobre o espaço utilizado no caminhão. Ao não ter que pagar pelo frete total, o custo torna-se muito mais previsível e uniforme, o que possibilita ao contratante maior possibilidade de competitividade no mercado.

Conclusão

Como exposto, o transporte de cargas demanda muitos detalhes para que seja feito com total eficiência e de forma segura, algo que a TF Logística disponibiliza aos clientes por meio de um atendimento ágil e de qualidade, para garantir a transferência e entrega das mercadorias com rapidez e segurança. Agora que você já sabe como é o trabalho da TF Logística no transporte de cargas de São Paulo para Pernambuco, entre em contato para usufruir de um serviço de entrega sem cobranças abusivas, sem surpresas agregadas ao transporte combinado na cotação e com valores ou taxas para a segurança da carga já fixadas no valor do frete inicial.

× Olá! Posso ajudar?