A segurança dos motoristas é uma preocupação que vem assolando o país em um ritmo muito alto. Infelizmente os índices de acidentes no trânsito estão assustadores e isso, muitas vezes, se dá pelo fato de que as pessoas não estão totalmente conscientes quanto aos riscos que correm ao não seguirem as normas e instruções de trânsito. Além disso, outras situações, como a má condição das estradas e dos veículos, também contribuem para que acidentes aconteçam. Infelizmente essa é uma situação complexa, que demanda não só uma ação do poder público, mas também das empresas privadas para que haja algum tipo de melhora expressiva. Dessa forma, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Maio Amarelo e empresas unem esforços em campanhas de conscientização. Neste post você vai conhecer mais sobre esses dois tipos de ações. Acompanhe!

A importância do Maio Amarelo

O Maio Amarelo surgiu a partir de uma iniciativa da ONU, que criou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Como o mês de maio foi o escolhido para isso, o Maio Amarelo teve o seu mês decretado pelo mesmo motivo. Essa ação acontece no mundo todo e a cor amarela foi a designada, pois representa, no trânsito, um sinal de advertência.A grande importância do Maio Amarelo reside no fato de que é preciso movimentar a sociedade para que as pessoas possam compreender a importância da prevenção no trânsito, assunto que é, infelizmente, pouco tratado no país. Com essa conscientização é possível diminuir muito os casos de acidentes no trânsito e fazer com que a cultura e a mentalidade das pessoas seja modificada positivamente, a fim de que possam prestar mais atenção nas regras de trânsito e no que precisam fazer para prevenir que mais acidentes aconteçam nas estradas e no perímetro urbano do nosso país.A primeira edição do Maio Amarelo aconteceu em 2014 e, desde então, ano após ano, as pessoas vêm conscientizando-se cada vez mais, tanto no que tange a prevenção contra acidentes de trânsito quanto na questão da divulgação, que é muito importante para que melhores resultados sejam obtidos.

Dados do Detran sobre a violência no trânsito

Até outubro de 2020, cerca de 28.000 pessoas morreram no trânsito brasileiro e tudo indica que 2021, infelizmente, não será diferente. O grande número de óbitos identificado representa a pouca conscientização e informação por parte das pessoas, pedestres e motoristas. Além disso, é importante mencionar outro dado. Em fevereiro deste ano, foi constatado pela Seguradora Líder (DPVAT) que os acidentes de trânsito mataram mais do que os crimes violentos no Brasil. Esse dado é muito alarmante, ainda mais tendo em vista que o Brasil figura na quarta posição dos países em que há mais mortes causadas por acidentes no trânsito, conforme os dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Campanhas de conscientização da TF Logística

Entendendo que os dados estão cada vez mais graves, a TF Logística realiza campanhas de conscientização com os seus motoristas e colaboradores. Essas campanhas servem para que eles possam se prevenir contra acidentes de trânsito e tenham uma postura mais segura durante a direção do veículo.Esse tipo de campanha é muito importante, pois retrata a relevância que uma ação do setor privado, representada pela TF Logística, nesse caso, pode ter uma grande influência no trânsito. Todos os colaboradores da empresa fazem parte das campanhas promovidas, de modo que eles, enquanto parte integrante dos motoristas que circulam por todo o país, farão sua parte para a diminuição dos acidentes de trânsito.

Conheça as políticas de prevenção da TF Logística para motoristas:

  • Controle de jornada dos caminhoneiros:
  • Jornada de trabalho de no máximo 12h ou 800 km;
  • Intervalos de paradas determinados;
  • Manutenção Preventiva de toda a frota;
  • Treinamento, capacitação e orientação preventiva à equipe de caminhoneiros sobre novas regras e atualizações das leis de trânsito;
  • Normas e procedimentos com foco na direção defensiva;
  • Seguro cobrindo as frotas;
  • Seguro de vida para todos os caminhoneiros e todos da equipe de operação, inclusive operadores temporários e terceirizados;
  • Kit antifurto;
  • Rastreamento via satélite;
  • Limitador de velocidade;
  • Respeito às normativas e a Lei do Motorista.

Além disso, o conhecimento passado através das campanhas realizadas pela empresa pode ser transmitido para a família, amigos, colegas, entre outros, gerando um efeito cascata e fazendo com que menos pessoas percam suas vidas em acidentes no trânsito. Tudo isso, por conta de campanhas bem-sucedidas.

Seguro para os colaboradores

A TF Logística não realiza apenas campanhas de conscientização com os motoristas para que haja direção segura na empresa, mas também conta com um seguro para que seus colaboradores se sintam ainda mais tranquilos.Esse seguro não engloba apenas os profissionais que atuam ativamente na empresa, mas também contempla colaboradores terceirizados, que têm uma garantia de assistência completa oferecida pelo seguro contratado pela empresa.Seguros, como este, que oferecem assistência a funcionários e colaboradores terceirizados também são uma excelente forma de fazer a diferença quando o assunto são acidentes no trânsito. Dessa forma, a TF Logística não só realiza a prevenção por meio das campanhas de conscientização, como também oferece toda a cobertura necessária para minimizar os possíveis danos.

Considerações finais  

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o Maio Amarelo e a importância que ele possui para a segurança no trânsito, que tal entrar nessa campanha e fazer parte das milhares de pessoas que estão ajudando a divulgá-la? Com um pouco da colaboração de todas as pessoas, é possível reduzir o número de mortes no trânsito e chegar a meta de redução de 50% estabelecida pela ONU. Além disso, caso você seja um empreendedor, pode se inspirar com as campanhas e ações realizadas pela TF Logística e começar, através da sua empresa, a conscientizar mais e mais pessoas em relação a direção segura, prevenção e cuidados no trânsito. Aproveite as informações disponíveis no site oficial da campanha para saber mais e fazer a divulgação nas suas redes sociais e também em ações de endomarketing!

× Olá! Posso ajudar?